Como publicar

PUBLIQUE SEU LIVRO NA EDITORA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS – EDUCAT 

Política editorial

A Política Editorial da Editora da Universidade Católica de Pelotas – EDUCAT consiste na edição de obras de valor técnico, científico, artístico e literário, de acordo com planos e critérios definidos pelo Conselho Editorial da Editora. Também integra esta política a publicação de obras traduzidas e as coedições de livros com editoras universitárias ou particulares.

Linhas editoriais

Para serem publicadas pela Editora EDUCAT, as obras devem ser aprovadas por um parecerista do Conselho Editorial ou ad hoc e se enquadrar em uma das seguintes linhas editoriais:

  • publicações didáticas: obras destinadas a favorecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com especial destaque para as linhas de pesquisa da Pós-Graduação “stricto sensu” da UCPel.
  • divulgação científica ou cultural: obras destinadas à difusão do conhecimento;
  • Séries Temáticas: obras em sequência, com o fim de atender à produção contínua de um determinado autor ou de um grupo de autores sobre assunto específico;
  • manuais, catálogos e guias: documentos técnicos, com instruções e procedimentos sobre determinado tema;
  • anais: com resumos e/ou textos integrais de trabalhos apresentados em eventos organizados pela UCPEL.

 

Projetos editoriais

Todas as propostas de publicação deverão ser submetidas à EDUCAT em formato papel ou eletrônico e serão sujeitas a três momentos de avaliação:

  1. análise pela EDUCAT da relevância e pertinência da publicação, complementada por parecer especializado;
  2. avaliação formal pelo Conselho Editorial da EDUCAT quanto ao cumprimento das normas editoriais;
  3. orçamento para estudo de viabilidade financeira, se for o caso.

 

Os autores com trabalhos aceitos para publicação serão legalmente responsáveis pelo seu conteúdo e as opiniões nele emitidas serão única e exclusivamente da responsabilidade dos mesmos.

PUBLICAÇÃO, ISBN E FICHA CATALOGRÁFICA

Todos os livros têm distribuição digital gratuita. Podendo ser baixados a qualquer hora desde que, respeitado os direitos do autor e feitas as devidas citações. No entanto, é possível publicar o seu livro na forma impressa.

No processo de publicação de livros na Editora da Universidade Católica de Pelotas – EDUCAT, após feita a devida avaliação, passa para a formatação, aquisição do registro do ISBN, elaboração de ficha catalográfica pela bibliotecária responsável e a criação da capa.

Os custos da edição podem variar de acordo com o número de páginas e o número de exemplares. Além da impressão de livros, a editora também propicia a editoração para a publicação online.